quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mais VIDA no jardim!!!

Olá meninas!!Hoje vou postar dicas de quais flores plantar para atrair beija-flores e borboletas, trazendo assim ,ainda mais vida e colorido aos nossos jardins!!E não precisa ser em casas com jardins e pátios enormes não, sacadas e áreas de serviços desde que bem arejadas e ensolaradas também estão valendo, pois todas as espécies podem ser plantadas em vasos e, quanto ao modo de cuidado, posso dar mais dicas caso alguém se interessar ok?!
Leiam as dicas, e vejam como é fácil, além dos jardins ficarem mais bonitos, ajudamos a perpetuar as espécies destas flores ajudando os beija-flores e borboletas no seu papel como polinizadores.
O texto abaixo foi extraído do blog blogdepaisagismo.lopes.com.br (tem muita coisa legal por lá, vale à pena a visita).
Ao longo do mês de julho estarei fazendo dois cursos, um sobre observação e ecologia de aves e o outro sobre paisagismo sustentável, com certeza trarei pra cá mais dicas sobre paisagismo unidos à sustentabilidade e o convívio com a natureza! (quanto mais aprendo, mais me apaixono por essa área).
Bjsss

"Um jardim florido, além de sua grande beleza e vivacidade de cores, possui a capacidade de atrair insetos e aves. Os insetos, tais como borboletas, vespas e muitos outros são responsáveis pela polinização de algumas espécies, os beija-flores também. Eles são atraídos pelo néctar dessas flores, e em busca de alimento eles colaboram para a reprodução dessas espécies.
As cores das flores também servem de chamariz. As abelhas gostam de flores de corola curta, e de cor amarela ou azul. O beija-flor gosta de flores de campânulas e com tons amarelados ou avermelhados. Já as borboletas não são sensíveis à coloração, e sim as flores de corola estreita e afuniladas. Ao introduzirmos plantas que atraiam a fauna silvestre, estaremos dando vivacidade ao espaço. As borboletas são loucas por lantana (Lantana camara), enquanto plantamos as mudas elas vem se chegando, isso sempre acontece. Com a penta (Pentas lanceolata) também.
Camarão amarelo (Pachystachys lútea) ou vermelho (Justicia brandegeana), brinco de princesa (Fuchsia hybrida), sálvia, hibisco (Hibiscus sinensis), sanquésia (Sanchezia nobilis), lantana e helicônias são as preferidas dos beija-flores.
Muitas outras espécies nos trazem estes lindos visitantes. Pesquise quais as espécies que se adaptam ao seu clima, da sua cidade e traga estes seres para o seu convívio!"







pentas e sálvia azul

camarão amarelo e sanquésia

brinco de princesa e hibisco

2 comentários:

  1. Super demais essa dica...adorei! Incrível poder ter esses visitantes na sua casa né???

    Parabéns pela dica,
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Escolhi algumas plantas para o jardim pensando em atrair "visitantes". A lavanda coloquei por gosto pessoal, mas fez o maior sucesso entre as abelhas. E os jacintos (muito, muito perfumado) que tenho em dois vasos, meu Deus! Quando coloco lá fora para pegarem um pouco de sol vc não imagina a loucura! Trago as plantas para dentro de casa espantando os admiradores que vêm me seguindo!

    ResponderExcluir